na segunda-feira

Atendimentos que foram suspensos por causa de notícia falsa serão retomados em unidade de saúde

Da redação

A prestação de serviços de saúde na Região Leste, que havia sido suspensa na quinta e na sexta-feira, após a repercussão de uma notícia falsa compartilhada nas redes sociais, em que associava imagens da equipe de saúde do município a um áudio que espalhava fake news, será retomada na segunda-feira.  

Conforme uma nota da prefeitura, os atendimentos domiciliares de saúde será normalizado após o reagendamento, que será feito pelas equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Noal, em Camobi, que devem entrar em contato com a comunidade e com os pacientes beneficiados com os serviços.

Áudio de WhatsApp que relata ação de pessoas proliferando vírus HIV em Santa Maria é falso, diz a BM

Na manhã de sexta-feira, o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, foi até a unidade para conversar com a equipe e confirmou que os atendimentos retornarão. A visita na escola onde a equipe estava indo quando foi filmada já foi remarcada pela própria equipe. As visitas que foram suspensas nas casas de pacientes do bairro serão, também, remarcadas pelos profissionais que trabalham na unidade.

Conforme o Executivo, a suspensão ocorreu por questões de segurança dos profissionais que atuam em Camobi. O motivo dessa medida foi uma fake news compartilhada na internet que afirmava que uma equipe de supostos enfermeiros vestidos de branco estaria visitando casas do bairro e infectando moradores com o vírus HIV por meio de agulhas contaminadas.

'Uma pessoa é prejudicada e um profissional acaba com medo' diz dentista que teve imagem associada a fake news

A prefeitura informou ainda que os atendimentos domiciliares na Região Leste são feitos por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de médicos e dentistas que atendem pacientes acamados em residências. Esses atendimentos não são realizados diariamente e são feitos mediante agendamento.

O caso chegou até a polícia após a dentista Carolina Marchesan Felin, 39 anos, que foi filmada junto com uma auxiliar e três estagiárias da UBS registrar uma ocorrência na delegacia. A Polícia Civil de Santa Maria já identificou o autor do vídeo que gravou as imagens da equipe de saúde do município associadas à fake news.

Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Saúde, esclarece que não há equipes do Município realizando exames de sangue em visitas domiciliares e espalhando o vírus HIV. Um vídeo e um áudio com informações falsas estão sendo espalhados em grupos de redes sociais. No áudio, uma mulher relata que há uma equipe de enfermagem disseminando o vírus em pacientes, o que não é verdade. Já no vídeo, aparece um grupo de servidores da Secretaria de Saúde em atendimento domiciliar.

A Prefeitura confirma que profissionais da Saúde realizam, sim, atendimentos domiciliares (consultas, testes rápidos, curativos, etc.) nas comunidades mediante agendamento, e que esses servidores estão identificados com jalecos e crachás. A Prefeitura reitera que as informações do áudio são falsas e não devem ser compartilhadas, pois colocam os servidores municipais em risco e podem prejudicar o atendimento dos pacientes mais necessitados. 

Brigada Militar e Associação Camobi Segura afirmam que não autorizaram ninguém a falar em nome delas sobre esse assunto e que o material divulgado é Fake News."

*Com informações da Superintendência de Comunicação da prefeitura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje Anterior

Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje

Equipe do Husm capacita mais de 100 pessoas para atender vítimas de violência sexual Próximo

Equipe do Husm capacita mais de 100 pessoas para atender vítimas de violência sexual

Saúde